Edição do Evento
1º Brazilian Congress of Development
Submissão de Trabalhos
Local
100% ONLINE
Normas para Trabalhos
INSTRUÇÕES PARA
INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO
Instruções aos Autores
Transmissão em tempo real, com interações via chat, gravada, com interação em tempo real via chat, e poster.
Eixos Temáticos
- Administração Pública e de Empresas
- Ciências Contábeis
- Turismo
- Arquitetura, Urbanismo e Design
- Comunicação e Informação
- Direito
- Economia
- Planejamento Urbano e Regional
- Demografia
- Serviço social
- Artes e música
- Literatura, educação e ensino
- Engenharias e matemática
- Meio ambiente e sustentabilidade
- História e geografia
- Sociologia e filosofia
- Política e relações internacionais
- Antropologia, arqueologia, religião e teologia
- Biotecnologia
- Física e química
- Computação e tecnologia da informação
- Outras abordagens em desenvolvimento
Objetivos
O objetivo deste evento é disseminar boas práticas e bons trabalhos relacionados ao tema “Desenvolvimento”, promovendo a discussão científica e oportunizando a interação entre comunidade acadêmica, setor empresarial e governamental.
Público Alvo
O evento é destinado a estudantes, professores, pesquisadores, comunidade acadêmica, empresários, consultores, profissionais e demais interessados na temática “Desenvolvimento”.
Palestrantes
Caroline Arns
Lorena Carmen Gramms
Marcelo Woellner Pereira
Christian Frederico da Cunha Bundt
Acessibilidade
Assista às palestras e apresentações dos trabalhos de qualquer dispositivo móvel, quando e onde quiser.
Certificação
Ao final do Congresso você poderá acessar nosso site e fazer o download do seu certificado de participação, e/ou, certificado de apresentação de artigo.
Anais
Os trabalhos publicados irão receber registros CrossRef / DOI.
01-12 [ 8h 45m ]
Abertura do Congresso
Edilson Antonio Catapan (Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora)
Modalidade: Gravada
Mini-currículo:
Sócio-Diretor da Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda., atuando como Editor-Chefe de diversas revistas da empresa. Doutor e Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2005 e 2001), Especialista em Gestão de Concessionárias de Energia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1997), Especialista em Engenharia Econômica pela Faculdade de Administração e Economia - FAE (1987) e Graduado em Administração pela Universidade Positivo (1984). Foi Executivo de Finanças por 33 anos (1980 a 2013) da Companhia Paranaense de Energia - COPEL/PR, exercendo os cargos de Superintendente de Planejamento Financeiro e Orçamento, Superintendente de Custos e Estudos Econômicos, Superintendente de Controladoria e Assistente de Diretoria. Atuou como Membro Titular do Conselho Deliberativo da Fundação Copel, Presidente do Comitê de Orçamento da Copel, Presidente do Conselho Fiscal da Copel Telecomunicações e de diversos Conselhos de Administração das participações Societárias da Copel. Possui experiência de 30 anos no magistério superior e pós graduação. Entre 2013 a 2016 atuou como Coordenador do Curso de Administração da Faculdade da Indústria da Federação das Indústrias do Paraná - FIEP e Coordenador de Cursos de Pós-Graduação da FIEP. Foi Professor da UTFPR (CEFET/PR) de 1985 a 1998 e da PUC/PR entre 1999 a 2010. É pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Energia, Finanças & Tecnologia - NPEnergia, membro do Conselho Editorial da Revista Espaço e Energia, avaliador de Artigos do Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP e do Congresso Nacional de Excelência em Gestão - CNEG. Possui mais de 70 artigos publicados sobre finanças, energia, sustentabilidade, meio ambiente e setor elétrico, em seminários, congressos, periódicos e revistas especializadas. É autor do livro "Empresas Congêneres do Setor Elétrico: Indicadores Econômico-Financeiros" e autor do capítulo "Implementação da Estratégia Com Diferencial Competitivo e Sustentável na Geração de Energia", do livro "Estratégia Empresarial & Vantagem Competitiva". Atualmente exerce as seguinte funções: - professor de Pós Graduação de Instituições de Ensino Superior. - empresário e consultor nas áreas de gestão empresarial, finanças e análise de viabilidade econômica. - Diretor Financeiro da Associação Empresarial de São José dos Pinhais/PR - ACIAP.
01-12 [ 9h ]
Palestra de abertura
Tema: "Sustentabilidade e Desenvolvimento"
Caroline Arns - FAE Centro Universitário
Modalidade: Gravada
Mini-currículo:
Possui Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR (2000), Graduação em Administração pela Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, FAE (2000) e Mestrado em Engenharia de Produção - Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC (2004). Foi Bolsista do CNPQ com o projeto "Legitimidade das Decisões do Poder Judiciário: considerçaões sócio jurídicas." Atualmente é professora da FAE - Centro Universitário e foi membro titular do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão e do Conselho Universitário, ambos da Universidade Federal do Paraná- UFPR. É assessora da Superintendência do Serviço Social da Indústria - SESI/PR.
01-12 [ 9h30m - 10h ]
[ APRESENTAÇÕES / COMUNICAÇÃO ORAL ]
Modalidade: "GRAVADA" / "AO VIVO"
01-12 [ 10h ]
Palestra
Tema: "As competências do profissional do futuro"
Lorena Carmen Gramms (Horyzonte Consultoria e treinamento, e Conselho Regional de Administração)
Modalidade: Ao Vivo
Mini-currículo:
Sócia Diretora da Horyzonte - Consultoria e Treinamentos organizacionais em gestão estratégica, desenvolvimento de pessoas e coaching. Possui experiência de 10 anos em multinacionais americanas, 8 anos com exportação de calçados e 15 anos em gestão e docência de cursos de graduação e pós-graduação. Desenvolve e facilita cursos na área de gestão e desenvolvimento de pessoas e lideranças em parceira com a FIEP, FIESC, Universidades Corporativas e empresas de diversos setores. Também atua como docente em programas de MBA e Pós-Graduação na Faculdade da Indústria/IEL Paraná, e é colaboradora do Senai SC. Está Conselheira no Conselho Regional de Administração-CRA-PR, onde é palestrante e dirige a Câmara de Gestão Pública do CRA-PR. Possui Mestrado e Graduação em Administração, especializações em gestão de pessoas e é certificada em gestão de competências (SIBE-Berlin) e coaching (SBC-SP e Act-Coaching). É autora de 5 livros publicados e de diversas produções para ensino à distância.
01-12 [ 10h30m - 12h ]
[ APRESENTAÇÕES / COMUNICAÇÃO ORAL ]
Modalidade: "GRAVADA" / "AO VIVO"
01-12 [ 13h - 14h ]
[ APRESENTAÇÕES / COMUNICAÇÃO ORAL ]
Modalidade: "GRAVADA" / "AO VIVO"
01-12 [ 14h ]
Palestra
Tema: "Os desafios do empreendedor"
Marcelo Woellner Pereira (Proprietário do Babilônia Gastronomia)
Modalidade: Ao Vivo
Mini-currículo:
Possui graduação em Administração pela FAE Centro Universitário.
01-12 [ 14h30m - 17h ]
[ APRESENTAÇÕES / COMUNICAÇÃO ORAL ]
Modalidade: "GRAVADA" / "AO VIVO"
01-12 [ 17h ]
Encerramento das atividades
Edilson Antonio Catapan (Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora)
Modalidade: Gravada
02-12 [ 8h 45m ]
Abertura das atividades
Edilson Antonio Catapan (Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora)
Modalidade: Gravada
02-12 [ 9h - 10h ]
[ APRESENTAÇÕES / COMUNICAÇÃO ORAL ]
Modalidade: "GRAVADA" / "AO VIVO"
02-12 [ 10h ]
Palestra
Tema: "Um Desenvolvimento Possível"
Christian Frederico da Cunha Bundt (UTFPR)
Modalidade: Ao Vivo
Mini-currículo:
Administrador formado pela UFSM. Mestre em Administração pela UFSC. Completou o Programa CFO Strategic do ISAE/FGV/IBEF. Doutoramento na UTFPR, no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (em andamento), membro da Linha de Pesquisa Tecnologia e Desenvolvimento, no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Avaliação de Sustentabilidade (NIPAS). É bolsista CNPq (Fixação de Recursos Humanos do CNPq - Nível G) e técnico do Centro de Estudos de Risco em Gestão e Economia (CERGE) da UTFPR. Tem experiência de 20 anos em gestão de instituições de ensino superior e outros tipos de organizações. Foi docente, gerente de planejamento, orçamento e gestão e diretor institucional da Faculdade da Indústria (Instituto Euvaldo Lodi PR). Foi Secretário Municipal de Cultura e Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo do município de São José dos Pinhais/PR, entre 2009 e 2012; e diretor geral na Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais/PR em 2018 e 2019. Já participou como instrutor e consultor de projeto do BID e ONU no Brasil e como Administrador Financeiro (Controladoria) em diversas empresas nacionais. Já atuou voluntariamente como provedor do Hospital e Maternidade São José dos Pinhais, como Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Comercial e Industrial de São José dos Pinhais/PR (2013/2014). É avaliador de cursos superiores pelo INEP/MEC, docente de graduação e pós-graduação em diversas IES. É membro do Conselho Deliberativo da Associação Comercial e Industrial de São José dos Pinhais/PR (2019/2020), do Comitê de Crédito da Sociedade de Garantia de Crédito Garantisul e coordena o Comitê de Economia e Tendências Empresariais do ISAE.
02-12 [ 10h30m - 12h ]
[ APRESENTAÇÕES / COMUNICAÇÃO ORAL ]
Modalidade: "GRAVADA" / "AO VIVO"
02-12 [ 13h - 17h ]
[ APRESENTAÇÕES / COMUNICAÇÃO ORAL ]
Modalidade: "GRAVADA" / "AO VIVO"
02-12 [ 17h ]
Encerramento do Congresso
Edilson Antonio Catapan (Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora)
Modalidade: Gravada
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